
A paixao nacional aqui no Senegal é a luta tradicional. Nao consigo chamar nem de lutra livre, nem de boxe, judo, nada que conhecia antes. é a luta tradicional senegalesa e ponto final. Como eles acham estranhissimo quem nao gosta do tal esporte, la fui eu tentar entender.
Pra começar, paixao é paixao nao importa onde e por qual esporte. Isso quer dizer que eles também nao saem de casa antes do combate ter terminado, durante o combate ninguém trabalha, um combate pode ser assunto para semanas... exatamente como o futebol no Brasil!
As regras parecem simples e estao entre o judo e o sumo. O objetivo é jogar o adversario de costas, dentro do ringue. Isso acontece entre 2 e 7 minutos. Sim, so isso, é rapidissimo!!
Ou melhor, seria rapidissimo. O esporte envolve muito mais que a luta em si, mas um verdadeiro ritual. é nesse momento que reconheço a espiritualidade africana, magias e cranças. Bem reprimido pelo islamismo (tem la seus furos, essa inter religiosidade que a gente conhece bem), as crenças negras encontram seu espaço nesse esporte. Sao milhares de "grigris" ou amuletos da sorte, amarrados pelo corpo do lutador. Ele parcticipa de uma série de banhos de oleos, leite, lama. Mastiga palitos de madeira, carrega cobras, galinhas, da beijos na terra, no treinador, pisa em meloes, faz desenhos com um suco pelo corpo. Eles dançam, parecem entrar em transe enquanto um grupo compenetrado toca tambores. Um espetaculo!
A torcida entra nessa. Sao muitos os que parecem estar em transe também, arregalam os olhos, gritam em direçao ao lutador escolhido, dançam, tocam bumbos...

Fontes:http://saopauloparisdakar.over-blog.com/article-34300514.html