sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Krav Maga

Em Hebreu, significa combate próximo (luta corpo a corpo) e é o sistema de combate e de defesa pessoal utilizado pelas Forças de Defesa Israelita (IDF) e pelos Serviços Secretos (MOSSAD). O Krav Maga também é ensinado a civis nas escolas públicas e nos centros de estudo dependentes do Ministério da Educação de Israel.
Actualmente é praticado como disciplina imprescindível pelas Forças de Segurança e Militares em todo o Mundo (FBI, CIA, Navy Seals, GIGN, etc), adoptada como uma ferramenta de trabalho por excelência.
Desenvolvido e aperfeiçoado durante anos de conflito, o Krav Maga enfatiza facilidade de aprendizagem de técnicas de eficácia comprovada em variadíssimas situações de confronto reais. Todas as técnicas, movimentos e combinações, foram pensadas e desenvolvidas para serem aplicadas num contexto real e actual. Também devemos ter em conta, que estas técnicas foram criadas numa sociedade e num país onde, infelizmente, a violência faz parte do quotidiano, razão pela qual este sistema é simples de aprender e executar.
O Krav Maga, caracteriza-se por uma abordagem lógica e realista da Defesa Pessoal e da luta corpo a corpo, que permite aos seus praticantes atingir, de forma simples, um grau de eficácia relativamente elevado, num curto período de instrução. O Krav Maga foi desenvolvido para ser diversificado, sendo possível a sua aplicação a vários níveis: Militar, Policial e Civil, sendo que este último pode ainda ser dividido em adultos, crianças e senhoras.
O sistema tem sido elogiado por lutadores experientes, Mestres de diversas Artes Marciais, Oficiais do Exército e da Polícia, pela sua aplicação prática. Na sua essência, a simplicidade e a abordagem realista do Krav Maga é direccionada ás pessoas que não possuem qualquer tipo de experiência em combate ou defesa pessoal.
O Krav Maga é um sistema de combate e de Defesa Pessoal eficaz para Homens e Mulheres de todas as idades e condições físicas.
Nascido em 1910, Imi Lichtenfeld foi criado e educado em Bratislava, na antiga Checoslováquia. Era um jovem de natureza atlética e praticou ginástica, boxe e lutas 
durante a sua juventude, desportos onde ganhou alguns campeonatos, tanto a nível Nacional, como Internacional.
O seu pai era Oficial na Polícia e instrutor de Defesa Pessoal e foi com ele que Imi aprendeu parte das técnicas e tácticas de combate que mais tarde viria a introduzir no sistema de Krav Maga.
Durante os anos 30, Imi viu-se obrigado a usar os seus conhecimentos de luta, nas ruas de Bratislava, para se proteger a si e aos outros Judeus perseguidos pelos grupos de jovens anti-semitas. Estes repetidos conflitos serviram-lhe para avaliar as diferenças entre as lutas de rua e os desportos de combate, cuja experiência também havia adquirido. Foi nessa altura que começou a desenvolver os primeiros princípios do Krav Maga.
Depois de alguns anos a fugir das perseguições xenófobas, Imi chegou a Israel. Alistou-se na "Haganah", uma organização Paramilitar Judaica, ao serviço da qual lutou pela independência de Israel, na guerra com a Palestina.
Durante o seu serviço nesta organização, Imi revelou um grande talento como lutador e Instrutor, aproveitando para ensinar aos seus companheiros, técnicas básicas de combate e de Defesa Pessoal. Imi passou a ser o Instrutor Chefe na Escola Militar em Educação Física e Krav Maga.
Nos anos em que serviu no Exército Israelita, Imi desenvolveu e aperfeiçoou o seu sistema de Defesa Pessoal e combate corpo a corpo. Após a sua retirada do serviço Militar, dedicou-se a adaptar o Krav Maga à vida civil, para poder dar resposta ás necessidades dos Homens, Mulheres e crianças que lidavam diariamente com situações de violência.
A partir de 1964 o Krav Maga foi aberto aos civis e as suas técnicas espalharam-se rapidamente pela população Israelita.
O sistema de Krav Maga é baseado em valores morais e humanos, enfatizando a integridade física, a não-violência e a conduta humilde. Estes princípios foram e continuam a ser o guia dos praticantes de Krav Maga.
Resumem-se ao uso de movimentos simples e instintivos do nosso corpo. È um sistema pratico e táctico que nos ensina a prevenir, a lidar e a sobreviver a qualquer tipo de violência e ataque. O Krav Maga prepara os seus praticantes para as vertentes de 
Defesa Pessoal, protecção pessoal, luta, técnicas de combate, técnicas para defesa de terceiros, com métodos de ensino de fácil compreensão.
O Krav Maga é um sistema horizontal com uma abordagem única e lógica que, apesar de ter sido criado há mais de 50 anos, continua em constante evolução e adaptação. Sendo fácil de aprender é praticado de forma intuitiva usando os movimentos naturais do corpo, e testado para ser usado sob muito stress.
O Krav Maga abrange temas como:
- Prevenção, evitar situações de risco, soltar e escapar;
- Projecções e quedas para todos os sentidos e sob todos os ângulos;
- Ataques e contra-ataques contra todos os tipos de alvos, distâncias, alcances, alturas, ângulos, direcções e a ritmos diferentes, executados a partir de todas as posições e posturas;
- Uso de todo o tipo de objectos comuns para fins defensivos;
- Defesa contra todo o tipo de ataques sem armas (murros, pontapés, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas, chaves de braços, prisões de tronco, estrangulamentos, etc);
- Defesa contra todo o tipo de ameaças e ataques com armas brancas (e qualquer tipo de objecto cortante ou afiado), bastões (ou outros objectos contundentes) e com armas de fogo (pistolas, caçadeiras, armas automáticas, etc.);
- Lidar com todos estes tipos de ataques e armas, a partir de todas as posições e ângulos de ataque possíveis, assim como com um ou mais atacantes;
- Lidar com as mesmas situações em espaços e ambientes diferentes (em becos, escadas, automóveis, espaços fechados, espaços abertos, etc.);
- Controlo físico e mental e desarme do atacante;
- Preparação dos praticantes para todo o tipo de circunstâncias e cenários, em todo o tipo de ambientes de guerra ou combate, de acordo com as suas necessidades, riscos ou profissões (Civis, Forças Policiais, Militares, Guardas Prisionais, Guarda costas, Unidades Especiais e Unidade Anti-Terroristas).

Fonte:http://www.s-cool.pt/sitio/docs/KravMaga.pdf